Buscar
  • CA CAU Artista

Como nasceu o Atelier Travessia

Atualizado: Set 30


A semente da travessia começa em 2008, em três momentos muito importantes da minha carreira, ano incrível pois tive a honra e a alegria de iniciá-lo tocando no réveillon da Avenida Paulista para mais de duas milhões de pessoas, em seguida, meados do primeiro semestre, realizei turnê nos EUA em sete cidades começando por Nova York na importante casa de show Joe’s Pub, turnê esta premiada em 2009 com o prêmio Press Award, onde tive o prazer em Miami de dividir o palco com Toquinho e no final do ano o lançamento no Sesc Pinheiros em São Paulo e no Circo Voador no Rio de Janeiro do CD e DVD Acordes pro Mundo, com as participações de Alceu Valença, Flavio Venturini e músicos do Senegal.

Momentos de muito aprendizado, movimentos, interlocuções e na época, ainda estava morando em Fortaleza, mas devido aos shows, viagens, exposições, entrevistas, etc... tinha um apartamento de apoio em São Paulo que me mantinha conectado com esta megalópole desde 2006, já era o inicio do Travessia. Durante as turnês tento sempre conciliar e ajustar diante da disponibilidade de tempo, que é pouco por conta da produção, entrevistas, etc... visitar e conhecer espaços culturais, galerias de arte e museus.


Lembro-me de dois lugares específicos que foram os grandes disparadores do nascimento do Atelier Travessia em São Paulo, o primeiro deles foi um ano antes, em 2007 quando estive no festival em Berlim e tive o prazer de conhecer o lado oriental da cidade, com a sua arquitetura preservada desde a queda do muro e transformada em galerias de arte, espaços culturais, gastronômicos, com shows musicais, performances, exposições, entre outros... fiquei muito encantado e provocado com todo aquele movimento, estética, modernidade e ebulição, já começando a sentir um sopro interno de criação, a travessia já sendo feita. E o segundo lugar que me inspirou foi durante a turnê nos EUA, que foi definitiva para a minha mudança e decisão, conheci o SoHo, bairro de Nova York conhecido pelas suas galerias de arte e ateliês de moda. Foi ali que somou toda a vontade, concepção e ideia. As galerias tinham nas vitrines e nas primeiras salas apenas exposições, no meio um escritório de produção executiva e atendimento e no final uma área restrita de produção do artista que as vezes conseguíamos ter a

sorte de estar aberta para assistir alguns processos de criação.


Em maio de 2009, depois de realizar shows no Carnaval de Fortaleza na praia de Iracema e no Galo da Madrugada em Recife, estava em São Paulo em lançamento do meu CD Vermelho Coração Agreste quando aproveitei e comecei a procurar um local para instalar meu atelier e produtora. Caminhei pelas ruas próximas ao apartamento, região da Paulista, e foi ali que descobri por acaso a rua Minas Gerais, coincidências a parte sou mineiro de nascença, renasço e nasço nesta travessia, neste lugar, hoje um portal. Lembro=me de toda adaptação feita na casa, cada toque, carinho, flores e plantas pela casa e o frescor de um novo mundo que se abria, incerto e duvidosamente necessária, deixei toda uma trajetória no nordeste, rompi com tudo e comecei de novo, a travessia constante da vida, da criação, uma nova assinatura artística, novo CD. E a descoberta do nome travessia nasceu em 2012 em uma conversa com a produtora Marilisa Bertolin, almoçando uma clássica feijoada num sábado de sol na praça Roosevelt.


Na época escolhemos a poesia do Fernando Pessoa para fixar na entrada do atelier, para que todos pudessem ler ao entrar, pois citava a travessia, muito significativa por esta minha historia e momento de vida, tudo que acredito, movimenta e transforma.

“Há um tempo em que

é preciso abandonar

as roupas usadas

e esquecer os caminhos

que nos levam sempre

aos mesmos lugares

É o tempo da

TRAVESSIA

e se não ousarmos fazê-la

teremos ficado para sempre

a margem de nós mesmos”

-Fernando Pessoa


Fotos Atelier Travessia

Atelier Travessia 2008


Atelier Travessia 2020




Gostou da matéria deixe o seu like, compartilhe com os amigos!

Tem curiosidade sobre minha carreira? Mande seu comentário ou sua sugestão!


Link Página Atelier Travessia:


Muita Luz e Poesia!!

44 visualizações

Travessia Produções Artísticas LTDA - ME

CNPJ: 14.225.257/0001-56

Contato: +55 11 2362 2363  contato@artistacacau.com.br

©2020 o site cacauartista.com tem todos os direitos reservados pela Travessia Produções Artísticas LTDA - ME 

Data estimada de entrega do e-commerce por volta 15 dias