Cacau Brasil - CA CAU - CAU
Músico, Poeta e Artísta Visual
Realizações:
9 CD`S
2 DVD`s
12 Instalações
9 Exposições
2 Livros
10 Turnês Internacionais
1 Prêmio Press Awards EUA
1 Escultura Urbana
CA CAU músico, compositor, poeta e artista visual com interlocuções nacionais e internacionais desenha com muita criatividade sua carreira inovando em seus processos de criacao e construção.
Seu novo projeto intitulado Olho d`água“ reúne neste momento da sua carreira uma tríade: a música com o lançamento do seu 10º Trabalho Musical com composições inéditas, artes visuais com a Escultura cinética e sonora de nove metros de altura, instalada em 2019 no Parque Portugal na cidade de Campinas-SP iniciando um circuito de esculturas públicas com a participação de instituições sociais e o Livro de Poesia com ilustrações a nanquim em parceria com a Editora Kalango.
Em sua trajetória musical destacam-se Montreux Jazz Festival (Suíça - 2007), o Prêmio Brazilian International Press Award (Estados Unidos: Nova York, Danburry, Newark, Boston, Frederick, Atlanta, Orlando e Miami entre 2008 a 2009) e as apresentações na Womex (Dinamarca - 2009),Territórios Sevilha- Espanha (2008), Festival Sete Sóis Sete Luas (Itália, Portugal e Espanha – 2008 a 2014), Portugal (2005 a 2016), Sesc Pinheiros e Circo Voador com Alceu Valença e Flavo Venturini-(2008), Reveillon na Avenida Paulista (2008), Latino-Americando (Itália - 2009), Virada Cultural SP (2006, 2010 e 2015), Bloco Galo da Madrugada – Carnaval (PE - 2009), Teatro Sergio Cardoso (SP 2017), Sesc Campo Limpo (2017/2018), Centro Cultural São Paulo (2018), Projeto Sons do Brasil (2018), Virada Inclusiva (2016/ 2017/2018) entre outros. Realizou diversas turnês no Brasil e no exterior acompanhado de convidados especiais, como Alceu Valença, Flavio Venturini e Dominguinhos.
Nas artes visuais destacam-se: OMISTERIOOTEMPOEMPOESIAS – Exposição sensorial e com ineditismo em promover acessibilidade. Fortaleza/CE, São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ (2007 a 2011). Sucesso de crítica e recorde de visitação, com um público de 55 mil visitantes. A exposição originou-se do livro lançado na bienal de SP em 2008. Onde: Espaço Cultural Dragão do Mar – Fortaleza – CE, Museu da Língua Portuguesa – São Paulo – SP e Metrô Ipanema – Rio de Janeiro.
S.O.S SÓS – exposição artística com acessibilidade utilizando varias técnicas (pinturas, vídeo, musica) tornando-se uma grande ação urbana com intervenções artísticas, promovendo diálogos sociais, o despertar poético e a humanização. Onde: Pontedera – Itália (2009), Ponte de Sor – Portugal(2010), Centro Cultural Dragão do Mar – Fortaleza – CE (2011) e Espaço Cultural Atelier Travessia – São Paulo – SP (2017 a 2019).
O Sorriso da Borboleta – Instalação realizada em um túnel de 18 metros, dividido em cinco ambientes artísticos sensoriais, com acessibilidade, em comemoração aos 10 anos da Semana de Inclusão do SENAC 2014. Onde: Jardim externo do Senac Consolação- SP
IN VER S.O.S – Exposição no Conjunto Nacional em 2014, ação de lançamento do Cd com posicionamento das artes plásticas, da música e da poesia. Foram 24 obras entre ampliações dos trabalhos mais recentes do artista, instalações, pinturas em tela, letras das música do CD In Ver S.O.S em braile. Onde: Conjunto Nacional – Av Paulista – SP.
VEM BRINCAR COMIGO: Instalação artística resignificando espaços de leitura, convidando o leitor para uma experiência poética, plastica e sensorial. Onde: ONG Tapera das Artes–Aquiraz–CE (2019).
Projeto Art – Intervenção artística que propõe um diálogo direto com a sociedade, rompendo os muros das galerias e museus da cidade, pontuando a arte no dia-a- dia das pessoas, humanizando espaços através da arte. Onde: Wizard Marajoara – SP (2014)/ Wizard Juazeiro do Norte – CE (2017)/ MOANNA Gastronomia – CE (2015)/ ALIZ (Contabilidade) – SP (2015).
Com atuação no terceiro setor tem em seu histórico a Direção Artística durante 10 anos da ONG Tapera das Artes em Aquiraz – CE desenvolvendo projetos de pesquisa, de historia, da cultura popular e promovendo conhecimento e cidadania através das artes com crianças e adolescentes, recebendo duas premiações do Prêmio Criança Esperança e duas menções honrosas do Prêmio Itaú UNICEF. Com a repercussão do projeto cultural no CE. CA CAU foi convidado a assumir a secretaria de Cultura de Aquiraz, atuando durante 4 anos (2001-2005). Em 2009 com o objetivo de humanizar e requalificar a cidade de São Paulo, o multi artista CA CAU fundou a produtora Travessia Produções Artísticas que há 09 anos realiza projetos culturais e sociais no âmbito nacional e internacional. O artista une de forma singular sua inquietude sobre o ser, o estar e o agir com uma proposta artística contemporânea e interativa, CA CAU tem a transgressão como conceito primordial em todos os seus trabalhos, desconstruindo fronteiras e propondo novas perspectivas de reflexão.
Poesia
´´Pulse o que há
Seja o que for
Somos pássaros
Precisamos do vento``
CA CAU